Durante a visita do deputado Ronaldo Nogueira à sede do Conselho Federal de Biomedicina – CFBM, realizada na última quinta (3), foram discutidos alguns temas pertinentes ao Conselho, entre eles a Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas.
O deputado Ronaldo afirmou que garantirá espaço para o CFBM nas discussões da Frente, que terá seu nome alterado para “Frente Parlamentar em Defesa do Diagnóstico Laboratorial”, retirando assim o caráter comercial passado pelo nome atual, e colocou-se à disposição da Biomedicina no Congresso Nacional. Informou ainda que o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP) fará parte da diretoria da frente, que terá como um dos temas a serem debatidos a incorporação dos técnicos em análises clínicas para o Conselho de Farmácia.
O presidente Silvio José Cecchi destacou que um dos temas mais importantes que serão discutidos no âmbito da Frente Parlamentar é a redução dos impostos cobrados na realização de exames. Na oportunidade, ele sugeriu que a Regional do Rio Grande do Sul conceda o título de Biomédico Honorário ao deputado.
Ao passar a palavra aos demais representantes regionais, foi destacado problema que o Conselho está enfrentando com a Resolução CFM nº 2.074/2014, que restringe o exercício da Citologia, que afeta a atuação dos biomédicos, prejudicando programas como o Siscolo e o Sismama. O deputado solicitou uma nota técnica para fazer um pronunciamento em Plenário sobre o tema e para conversar com o presidente do Conselho Federal de Medicina.
Foram relatados ainda problemas de pagamentos do SUS, com o aviso de que as secretarias não receberam os repasses para promover o pagamento integral aos laboratórios que prestam serviços ao Governo. O Conselho vai encaminhar e-mail diretamente para o deputado, com o aviso das secretarias de saúde sobre o assunto, para que sejam tomadas as devidas providências e proferido discurso sobre o tema em Plenário.
fonte: assessoria parlamentar CFBM
Acesse outros links
Simule um plano
Os melhores planos para
Biomédicos pelo melhor preço