Palavra do Presidente

Caros colegas biomédicos,

O ano de 2017 foi muito produtivo para a biomedicina. A parceria firmada entre os conselhos das profissões regulamentadas tem gerado continua ajuda mutua tanto para a gestão administrativa dos conselhos quanto para a atuação profissional. Este fórum foi criado para que todos pudessem se posicionar, criticar, expor ideias, duvidas, num papel questionador do que pode realmente favorecer a todos, lembrando a importância de debater sem receio de questionar ou ser questionado. Uma iniciativa muito boa que no ano de 2018 vai render mais frutos. A organização dos conselhos profissionais em prol do bem comum, todos os conselhos trabalhando e colaborando entre si, estamos unindo forças e aproveitando a experiência de cada profissão.

Vários assuntos importantes para nossa profissão estão sendo discutidos e o assunto do momento é a educação a distância e este assunto está gerando muitas discussões e debates. O entendimento desta modalidade de ensino deve ser cuidadoso e bem amparado; é inegável a evolução tecnológica que as instituições de ensino estão passando ou necessitam passar pois reter a atenção e o foco dos acadêmicos hoje é uma tarefa que demanda versatilidade do educador, mas atentando a nossa área, a saúde, é de primordial importância manter contato com a academia em loco, usufruindo tanto da relação com os futuros colegas de profissão quanto com as aulas práticas essenciais a boa formação; Não conseguimos formar bem sem aulas práticas e presenciais, isso é um fato. Uma porcentagem de ensino por EaD acontecerá, mas não pode ser a totalidade do ensino para as profissões da saúde, isso é inviável. Agora, as discussões giram em torno do quanto é aceitável para esta modalidade de ensino sem prejuízos à formação.

A interação do nosso Conselho com os órgãos públicos Municipais, Estaduais e Federais tem gerado boas oportunidades para nossa profissão e nosso objetivo principal é contemplar nossos profissionais em todos os concursos públicos evitando assim a necessidade de repetidos pedidos de liminar pleiteando nossa participação nos certames.

No mês de julho de 2017 houve o desmembramento do Estado do Paraná de nossa jurisdição e foi criado o Conselho Regional de Biomedicina 6ª Região um compromisso assumido para o fortalecimento de nossa profissão com mais um conselho regional. No ano de 2018 daremos continuidade aos estudos de viabilidade para que tenhamos mais estados desmembrados de nossa jurisdição e a criação de novos conselhos regionais.

2018 será um ano de realizações, e nós, Conselheiros e funcionários do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região – SP, sentimo-nos honrados com a parceria que mantemos com os nossos inscritos, parceiro e colegas.

E nesta oportunidade saudamos todos os Biomédicos de nossa jurisdição, desejando que realizem com sucesso todos seus projetos no próximo ano e aguardem as novidades para o XVI Congresso Brasileiro de Biomedicina que será realizado no mês de setembro de 06 a 09.

Saudações Biomédicas,

Dácio Campos