ARTIGOS

Este espaço é destinado aos que queiram publicar artigos científicos ou matérias para que possam colaborar com os profissionais da saúde.

O envio de material pode ser feito através do e-mail gerenciageral@crbm1.gov.br


ARTIGOS

RELATO DE CASO - CARDIO - Análise de caso de fibrilação atrial e Wolf Parkinson White em indivíduo jovem.

Aloimunização RhD em gestantes no Estado do Rio de Janeiro, Brasil: perspectivas e desafios - O estudo mostra resultados da pesquisa sobre a persistência da aloimunização RhD nas gestantes atendidas na rede pública do Rio de Janeiro, Brasil, por meio de análises de prontuários e de entrevistas com gestores, profissionais de saúde e gestantes.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - COVID - Revisão de literatura: A Medicina Tradicional Chinesa no tratamento e prevenção do COVID-19 em território Chinês

Hanseniase, diagnóstico, epidemiologia e tratamento - Revisão da Literatura - A hanseníase é uma infecção granulomatosa crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, um micro-organismo altamente contagioso e de baixa morbidade. O diagnóstico é feito por um médico, envolvendo a avaliação clínica neurodermatológica do paciente, por meio de teste de sensibilidade, palpação dos nervos e avaliação da força motora. Tendo em vista que a doença deixe de ser um problema de saúde pública, o tratamento é gratuito feito com um combinado de antibióticos e em casos mais graves reabilitação física e psicossocial também são necessários.

Atuação do Biomédico na pericia criminal - a ciência forense dispõe de métodos e procedimentos para investigar crimes, utilizando especialistas forenses, sendo conhecidos como criminalistas, cientistas forenses ou peritos criminais, nos quais são divididos em áreas de atuação. Entre as áreas que o biomédico pode atuar estão: balística forense, documentoscopia, genética forense, exames em locais de crime, química forense, papiloscopia e entomologia forense. Objetivo: relatar a atuação do biomédico na função de perito criminal, tanto em investigações de cenas de crime e em laboratório de análises forenses, evidenciando sua importância na resolução de casos criminais.

A INFESTAÇÃO POR COLUMBIA LIVIA E A CRIPTOCOCOSE HUMANA: UM RISCO PARA A SAÚDE PÚBLIC - A alta do processo de urbanização está cada vez mais relacionada com a superpopulação de pombos domésticos (Columbia livia), causando diversas doenças, como a criptococose, além de proporcionar um potencial risco à saúde da população. O trabalho visa a conscientização sobre os riscos da criptococose, suas características principais, diagnóstico, tratamento e prevenção, como também determinar a participação de pombos domésticos na proliferação do fungo causador, o Cryptococcus spp.

CINTILOGRAFIA CARDÍACA NA AVALIAÇÃO DA VASCULARIZAÇÃO MIOCARDICA - Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a OPAS (Organização Pan Americana da Saúde) as doenças cardiovasculares são as maiores causadoras de morte no mundo, sendo que a OMS informa que cerca de 17,7 milhões de pessoas morreram por conta dessas doenças no ano de 2015, isso é, 31% de todas as mortes a nível global. Uma parte dessas mortes decorrentes das doenças cardiovasculares acontecem em países de média e baixa renda (OMS, 2017). As doenças cardiovasculares, podem ser evitadas com algumas.......

BOLETIM Nº 8 - OBSERVATÓRIO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DA INDUSTRIA DO TABACO - Em entrevista ao Boletim do Observatório, Éric Barioni, doutor em Toxicologia e colunista do Jornal Cruzeiro do Sul (Sorocaba-SP), comenta os riscos do uso indiscriminado do tabaco e outras drogas na TV aberta

GRUPO TÉCNICO INTERPROFISSIONAL - GTI As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Estado de São Paulo - A construção da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) considerou propostas de várias Conferências nacionais de saúde e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

POLIOMIELITE: CARACTERÍSTICAS GERAIS, EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO - O presente estudo tem como objetivo reunir e integrar diferentes estudos e conceitos atualizados sobre as características gerais da doença infectocontagiosa viral denominada "poliomielite", bem como esclarecer suas formas de diagnósticos e tratamentos, além de visar compreender sua transmissão epidemiológica dos últimos tempos.

Melasma: Revisão Literária Sobre Tratamento E Prevenção - Melasma é uma dermatose comum que cursa com alteração da cor da pele normal, resultante da hiperatividade melanocítica focal epidérmica de clones de melanócitos hiperfuncionantes, com consequente hiperpigmentação melânica induzida, principalmente, pela radiação ultravioleta. Clinicamente, caracteriza- se por manchas acastanhadas, localizadas preferencialmente na face, embora possa acometer também região cervical, torácica anterior e membros superiores. Apesar de a sua fisiopatogenia ainda não ser conhecida, estudos mostram que existem alguns fatores que podem aumentar o risco do desenvolvimento dessas manchas, como intensa exposição solar sem o uso de protetores eficazes, utilização de anticoncepcionais, pré-disposição genética e gravidez. Mulheres em período fértil e de fototipos intermediários também são mais acometidas, havendo relação com fatores genéticos, hormonais, cosméticos e endocrinopatias.

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE