ARTIGOS E PUBLICAÇÕES

ARTIGOS e PUBLICAÇÕES

Este espaço é destinado aos que queiram publicar artigos científicos ou matérias para que possam colaborar com os profissionais da saúde. Os artigos, trabalhos científicos e outros materiais após o envio são submetidos a comissão de ensino e docência e após despacho favorável são  inseridos neste ambiente.

O envio de material pode ser feito através do e-mail marcos.caparbo@crbm1.gov.br



 

RELATO DE CASO - CARDIO - Análise de caso de fibrilação atrial e Wolf Parkinson White em indivíduo jovem.

Aloimunização RhD em gestantes no Estado do Rio de Janeiro, Brasil: perspectivas e desafios - O estudo mostra resultados da pesquisa sobre a persistência da aloimunização RhD nas gestantes atendidas na rede pública do Rio de Janeiro, Brasil, por meio de análises de prontuários e de entrevistas com gestores, profissionais de saúde e gestantes.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - COVID - Revisão de literatura: A Medicina Tradicional Chinesa no tratamento e prevenção do COVID-19 em território Chinês

Hanseniase, diagnóstico, epidemiologia e tratamento - Revisão da Literatura - A hanseníase é uma infecção granulomatosa crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, um micro-organismo altamente contagioso e de baixa morbidade. O diagnóstico é feito por um médico, envolvendo a avaliação clínica neurodermatológica do paciente, por meio de teste de sensibilidade, palpação dos nervos e avaliação da força motora. Tendo em vista que a doença deixe de ser um problema de saúde pública, o tratamento é gratuito feito com um combinado de antibióticos e em casos mais graves reabilitação física e psicossocial também são necessários.

Atuação do Biomédico na pericia criminal - a ciência forense dispõe de métodos e procedimentos para investigar crimes, utilizando especialistas forenses, sendo conhecidos como criminalistas, cientistas forenses ou peritos criminais, nos quais são divididos em áreas de atuação. Entre as áreas que o biomédico pode atuar estão: balística forense, documentoscopia, genética forense, exames em locais de crime, química forense, papiloscopia e entomologia forense. Objetivo: relatar a atuação do biomédico na função de perito criminal, tanto em investigações de cenas de crime e em laboratório de análises forenses, evidenciando sua importância na resolução de casos criminais.

A INFESTAÇÃO POR COLUMBIA LIVIA E A CRIPTOCOCOSE HUMANA: UM RISCO PARA A SAÚDE PÚBLIC - A alta do processo de urbanização está cada vez mais relacionada com a superpopulação de pombos domésticos (Columbia livia), causando diversas doenças, como a criptococose, além de proporcionar um potencial risco à saúde da população. O trabalho visa a conscientização sobre os riscos da criptococose, suas características principais, diagnóstico, tratamento e prevenção, como também determinar a participação de pombos domésticos na proliferação do fungo causador, o Cryptococcus spp.

CINTILOGRAFIA CARDÍACA NA AVALIAÇÃO DA VASCULARIZAÇÃO MIOCARDICA - Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a OPAS (Organização Pan Americana da Saúde) as doenças cardiovasculares são as maiores causadoras de morte no mundo, sendo que a OMS informa que cerca de 17,7 milhões de pessoas morreram por conta dessas doenças no ano de 2015, isso é, 31% de todas as mortes a nível global. Uma parte dessas mortes decorrentes das doenças cardiovasculares acontecem em países de média e baixa renda (OMS, 2017). As doenças cardiovasculares, podem ser evitadas com algumas.......

BOLETIM Nº 8 - OBSERVATÓRIO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DA INDUSTRIA DO TABACO - Em entrevista ao Boletim do Observatório, Éric Barioni, doutor em Toxicologia e colunista do Jornal Cruzeiro do Sul (Sorocaba-SP), comenta os riscos do uso indiscriminado do tabaco e outras drogas na TV aberta

GRUPO TÉCNICO INTERPROFISSIONAL - GTI As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Estado de São Paulo - A construção da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) considerou propostas de várias Conferências nacionais de saúde e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

POLIOMIELITE: CARACTERÍSTICAS GERAIS, EPIDEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO - O presente estudo tem como objetivo reunir e integrar diferentes estudos e conceitos atualizados sobre as características gerais da doença infectocontagiosa viral denominada "poliomielite", bem como esclarecer suas formas de diagnósticos e tratamentos, além de visar compreender sua transmissão epidemiológica dos últimos tempos.

Melasma: Revisão Literária Sobre Tratamento E Prevenção - Melasma é uma dermatose comum que cursa com alteração da cor da pele normal, resultante da hiperatividade melanocítica focal epidérmica de clones de melanócitos hiperfuncionantes, com consequente hiperpigmentação melânica induzida, principalmente, pela radiação ultravioleta. Clinicamente, caracteriza- se por manchas acastanhadas, localizadas preferencialmente na face, embora possa acometer também região cervical, torácica anterior e membros superiores. Apesar de a sua fisiopatogenia ainda não ser conhecida, estudos mostram que existem alguns fatores que podem aumentar o risco do desenvolvimento dessas manchas, como intensa exposição solar sem o uso de protetores eficazes, utilização de anticoncepcionais, pré-disposição genética e gravidez. Mulheres em período fértil e de fototipos intermediários também são mais acometidas, havendo relação com fatores genéticos, hormonais, cosméticos e endocrinopatias.

Trajetória da graduação no Brasil - A trajetória dos cursos de graduação na área da saúde: 1991-2004 / Organizadores: Ana Estela Haddad ... [et al.]. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. 15 v. : il. tab. ISBN 85-86260-12-6 (Obra Completa)

Livro DNA de luta - CFBM - Toda essa saga está contada neste livro. As vitórias e os diversos percalços para chegar ao que somos hoje, uma profissão regulamentada, forte, ampla, poderosa no presente e com excelentes perspectivas no futuro. Tudo porque, como você poderá ler aqui, o nosso DNA é de luta.

Livro - Biomedicina, 40 anos de luta, em defesa da saúde do povo brasileiro - Saiba quem é o Biomédico — profissional que participa ativamente da nossa vida —, onde ele atua, o que faz e, principalmente, qual a sua importância para a área da saúde e para a sociedade brasileira.

TERAPIA ALTERNATIVA COM A UTILIZAÇÃO DE PLASMA CONVALESCENTE NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM COVID 19 - O objetivo deste trabalho é levar o conhecimento sobre a recuperação clínica de pacientes acometidos pelo coronavírus através da utilização de uma terapia alternativa com Plasma Convalescente, uma alternativa clínica simples, rápida e eficiente para o restabelecimento de pacientes que se encontram na fase grave da infecção visando tanto a diminuição do tempo requerido para as internações quanto o número de óbitos

Estudo da patologia Leucemia Mielóide Aguda: uma revisão bibliográfica - As leucemias são neoplasias malignas que atingem as células precursoras hematopoiéticas, que se localizam na medula óssea. Dentre os tipos de Leucemias, a Leucemia Mielóide Aguda (LMA) é uma doença que se caracteriza pela proliferação anormal das células progenitoras, que perdem a capacidade de amadurecer e se diferenciar.

TERAPIA EM ALVO NO MIELOMA MÚLTIPLO E SUA IMPORTÂNCIA - O objetivo do estudo foi refletir sobre a terapia com uso de anticorpos monoclonais, em casos de mieloma múltiplo. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, com busca em sites oficiais, como Scielo, Medline, Pubmed e Lilacs.

DOENÇA DE FABRY: UMA REVISÃO DE LITERATURA - A doença de Fabry é um erro inato do metabolismo, causada por uma mutação em um gene ligado ao cromossomo X. A DF inviabiliza a síntese da enzima alfa-galactosidase A, impossibilitando a degradação do globotriaosilceramida, e, dessa forma, causa o acúmulo desse substrato em lisossomos de diferentes tipos celulares.

DOENÇA DE KAWASAKI COMO COMPLICAÇÃO DA INFECÇÃO POR SARS-CoV-2 - O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento bibliográfico da Doença de Kawasaki como uma possível complicação da infecção por SARS-Cov-2 em crianças.

SÍNDROME DE SÉZARY: UM LINFOMA RARO E COMPLEXO - Esta revisão bibliográfica está focada nos aspectos gerais da síndrome de Sézary, bem como seu diagnóstico e tratamento.

Artrite após infecção Chikungunya - A Chikungunya é uma doença músculo-esquelética que abrange aspectos e sintomatologias reumatológicas, “sendo” a característica mais marcante a artralgia severa que os indivíduos infectados pela arbovirose desenvolvem, alguns casos atingem o estágio crônico, da qual é oriundo o nome e representa a condição física “aqueles que se dobram”, derivado do idioma da tribo “Makonde”, ou também conhecida como “Febre Chikungunya”.

Terapia optogenética e o uso das algas como oportunidade para reconstrução da visão humana - A optogenética é uma técnica utilizada para estudos de circuitos neurais no cérebro, é usada uma luz para controlar a atividade das células. O presente estudo teve como objetivo demonstrar a eficiência da terapia optogenética e o uso das algas para tratamento da reconstrução da visão humana, através de uma revisão integrativa da literatura da base de dados pub med, Science, NCBI, nature medicine, google acadêmico.

VÍRUS EMERGENTES E REEMERGENTES: desafios para a saúde pública - O texto aborda os desafios enfrentados pela saúde pública com relação aos vírus emergentes e reemergentes, que representam uma ameaça significativa para a população global e exigem uma resposta rápida e coordenada da comunidade médica e científica. Esses vírus são novos e muitas vezes desconhecidos, o que pode levar a uma reação lenta e ineficaz por parte dos sistemas de saúde.

TESTES TOXICOLÓGICOS PARA COSMÉTICOS SEM O USO DE ANIMAIS: CRUELTY FREE - Os cosméticos não são produtos causadores de grande danos à saúde, porém podem ter riscos, dessa maneira são admitidos testes que quantifiquem e qualifiquem um produto para que esse possa ser comercializado. Dessa madeira há nos laboratórios uma variada gama de métodos que proporcionam os resultado necessários, dentre esses é possível observar métodos que são realizados em a animais e testes que não são realizados animais.

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODO MANUAL E AUTOMATIZADO PARA DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA EM ISOLADOS DE UROCULTURAS POTENCIALMENTE DISCREPANTES. - Este trabalho tem por objetivo comparar valores de concentração inibitória mínima (CIM) obtidos pelo método automatizado Vitek 2 e por diluição em ágar, de bactérias Gram negativas isoladas de uroculturas positivas, que apresentaram resultados potencialmente discrepantes.

ANÁLISE DA POTABILIDADE DA ÁGUA DO RIO SÃO JOSÉ DOS DOURADOS: AVALIAÇÃO DO USO DE AGROTÓXICOS NAS PLANTAÇÕES DE CANA-DE-AÇÚCAR E DESCARTE DE EFLUENTES INDUSTRIAIS. - O objetivo desse trabalho foi avaliar dados de análise das amostragens de águas obtidas do rio São José dos Dourados pertence à região hidrográfica do Rio Paraná, com sua nascente em Mirassol/ SP possuindo área de 6.805,20 km2, visando possíveis parâmetros de contaminação próximos ao rio.

O papel do biomédico na prevenção, diagnóstico e monitoramento de doenças transmissíveis emergentes - O presente artigo é uma revisão bibliográfica do tipo narrativa que visa trazer informações sobre o papel do biomédico na conscientização e prevenção da COVID-19, dengue e sífilis, doenças transmissíveis de alta incidência atualmente na população brasileira, bem como descrever as novas tecnologias disponíveis para o monitoramento e diagnóstico rápido dessas patologias.

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE