Habilitação

Relação das habilitações do biomédico

01 Patologia Clinica 12 Analises Bromatológicas
02 Parasitologia 13 Microbiologia de Alimentos
03 Microbiologia 14 Citologia
04 Imunologia 15 Analise Ambiental
05 Hematologia 16 Acupuntura
06 Bioquímica 17 Genética
07 Banco de Sangue 18 Reprodução Humana
08 Docência e Pesquisa 19 Biologia Molecular
Biofísica 20 Farmacologia
Virologia 21 Informatica em Saúde
Fisiologia 22 Histotecnologia Clinica
Histologia Humana 23 Toxicologia
Patologia Clinica 24 Biomédico Sanitarista
Embriologia 25 Auditoria
Psicobiologia 26 Perfusão Extracorpórea
09 Saúde Pública 27 Biomedicina Estética
10 Imagenologia 28 Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório
11 Radiologia

Para mais informações sobre as habilitações clique aqui

Habilitação específica na área de atuação é obrigatória

O biomédico que atua em setor para o qual não tem a necessária habilitação corre o risco de sofrer punição, inclusive ter o seu registro cassado, já que a infração é considerada gravíssima. O alerta é do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região. Além disso, o desempenho de atividades sem a devida regulamentação caracteriza exercício ilegal da profissão, o que é crime previsto na legislação Penal. Cabe ao profissional procurar imediatamente regularizar sua situação para só então exercer a atividade. O CRBM está capacitado a orientar como o biomédico deve proceder na busca de habilitação.

É ampla a área de atuação do biomédico. No entanto, para o desenvolvimento de suas atividades, o biomédico tem de ter o reconhecimento de habilitação na área específica em que atua. Se sua atividade não for compatível com sua habilitação, deve procurar o Conselho Regional de Biomedicina para obter informações e ser orientado sobre as providências necessárias para a situação ser regularizada.

IRREGULARIDADE – O CRBM 1ª Região, na sua missão institucional de fiscalizar e orientar as atividades dos profissionais biomédicos, tem constatado que nem sempre seus filiados desempenham atividades compatíveis com as suas habilitações. O que vem sendo verificado com freqüência é que profissionais habilitados em determinada área estão desenvolvendo funções em outras, caracterizando-se situação irregular. Daí o alerta: o biomédico deve se preocupar em estar devidamente qualificado. Para o exercício de qualquer atividade biomédica, torna-se indispensável a prévia inscrição do profissional no CRBM.

Para regularizar sua situação, informe-se no CRBM 1.
Tel. (11) 3347-5555, Fax: 3209-4493,
crbm1@crbm1.gov.br