Notícias

28-03-14 | Notícias

Mais barata, técnica pode ser usada no lugar da ressonância magnética, diz estudo
O exame de ultrassom direcionado tem a mesma capacidade de guiar a biópsia de tumores malignos que a ressonância magnética, que é mais invasiva, mais lenta e mais cara, revela um estudo do A.C. Camargo Cancer Center, publicado neste mês na revista “European Journal of Radiology”.
Por isso, escrevem os autores, o procedimento pode ser um substituto da ressonância magnética na biópsia.
A mamografia tem sido objeto de debate após estudos demonstrarem que o exame poderia submeter algumas pacientes a transtornos desnecessários, sendo a biópsia o maior deles.
A biópsia é feita para verificar a possibilidade da alteração encontrada no exame ser maligna ou não.
Para realizar o procedimento, uma ressonância magnética é feita para guiar a retirada do tecido. O ultrassom, mais barato e mais rápido, pode ser usado para diminuir o desconforto, o tempo do exame e o custo.
No estudo, o ultrassom foi feito em 49 pacientes que já haviam feito a ressonância. O ultrassom detectou 100% dos tumores de categoria 5 e 90% de categoria 4.
“O ultrassom é mais preciso e por isso a biópsia é feita em menos tempo”, explica Elvira Ferreira Marques, diretora do serviço de mamografia e diagnóstico por Imagens das Mamas do A.C Camargo.
Segundo ela, muitos planos de saúde pedem autorização para a ressonância, o que não ocorre com o ultrassom, e nem todos os convênios cobrem o exame.
Reportagem de MONIQUE OLIVEIRADE SÃO PAULO
Fonte: Folha de São Paulo. Saúde + Ciência, 26/03/2014.
Acesse: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/158141-ultrassom-diminui-desconforto-na-biopsia-de-tumores.shtml

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE