Notícias

17-11-15 | Notícias

A comunicação e as organizações da sociedade civil terão muito espaço no farto cardápio de atividades preparado para o 10º Congresso de HIV/Aids e o 3º Congresso de Hepatites Virais “Novos Horizontes, Novas Respostas” – que começam nessa terça-feira (17/11), em João Pessoa/PB, reunindo organismos internacionais, governo brasileiro e sociedade civil para debater as mais avançadas ideias que hoje envolvem os dois grandes temas. Cerca de 3 mil pessoas são esperadas no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima para os quatro dias de programação, que será encerrada na sexta-feira (20/11).

Uma grande atração dos eventos é a Vila Social – espécie de praça montada no Centro de Convenções para a sociedade civil, que abrigará variadas manifestações das ONGs participantes, além de estandes com artesanato e atividades culturais. Além da intensa programação científica dos eventos como um todo, há incontáveis destaques na Vila Social.

No dia 18, das 12h às 13h, no Palco Novos Horizontes, por exemplo, haverá uma representação artística de cada região brasileira, demostrando a riqueza cultural do país. No dia 19, às 11h, o mesmo espaço abrigará uma palestra muito especial com o ator e dramaturgo Gabriel Estrëlla – que apresentará uma abordagem musical sobre os temas arte, informação, acolhimento, estigma, amor e “viver com HIV/aids”. Mais tarde, às 13h, no mesmo local, a uma apresentação musical divulgará a cultura LGBT.

No dia 20, por sua vez, outro destaque interessante da Vila Social é – às 13h30, no Palco Aborda –um bate papo sobre redução de danos e acolhimento na Atenção Básica, com a ativista Aline Soares, do grupo Aborda, do DF. Ainda no dia 20, às 14h, no mesmo Palco Novos Horizontes, um bate papo sobre aids e população negra, com a ativista Verônica Lourenço da Silva, do Movimento Negro da Paraíba.
Já o Espaço Comunicação – que fica na Sala Tambaba – por sua vez, terá vários destaques, começando no dia 18. No primeiro dia, haverá o debate sobre “Mídias Digitais e a Resposta ao HIV/Aids, dia e o lançamento do livro “Histórias da Aids no Brasil” – de 1983 a 2003, de Paulo Teixeira e Lindinalva Laurindo da Silva, que narra os primeiros 20 anos da resposta à aids no Brasil.
No dia 19, a partir de 8h, a Sala Tambaba abrigará o debate Estratégia de Comunicação do Projeto A Hora é Agora. Às 10h30, o debate será sobre Mídia Brasileira e os Jovens como Atores Centrais na Prevenção de IST/Aids e Hepatites Virais.
No mesmo dia, será apresentado teaser do documentário Aids no Brasil: Lutas e Memórias, em produção pelo DDAHV. Em seguida, haverá um bate papo sobre o viver com HIV/aids: Ontem, Hoje e o Amanhã, com os convidados Gabriel Estrëlla (DF), Floriano Furtado Leite (ES) e Eliana Conceição de Moura (MG). O espaço também terá sessões com a sexóloga Laura Müller e o médico e apresentador Jairo Bouer.
Veja aqui a programação científica e cultural completa do 10º Congresso de HIV/Aids e do 3º Congresso de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que serão abertos por uma concorrida palestra do médico e pesquisador argentino Julio Montaner: “Por que pensar no fim da epidemia em 2030”, também com transmissão ao vivo. Radicado no Canadá, Montaner – um dos grandes ícones da luta contemporânea contra a aids, por ser criador da estratégia “Tratamento como Prevenção” (“Treatment as key to Prevention”/TasP) – estabeleceu parâmetros novos e revolucionários para as estratégias de enfrentamento ao agravo, com grande repercussão internacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE