Notícias

09-12-25 | Notícias

Simpósio Vigilância em Saúde em Movimento (VIMs) debate políticas essenciais ao SUS paulista

 

Especialmente convidada, dra. Cássia Regina da Silva Neves Custódio, conselheira do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBm1) e do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), participou da Cerimônia de Abertura do Simpósio Vigilância em Saúde em Movimento (VIMs), evento realizado de 1º a 5 de dezembro, no Centro de Eventos Pro Magno, na capital paulista.

O Simpósio reuniu profissionais, gestores e lideranças técnicas das diversas áreas da vigilância em saúde com o objetivo de promover integração, qualificação e debate sobre estratégias de prevenção, monitoramento e resposta aos riscos que impactam a saúde pública, fortalecendo práticas e políticas essenciais ao SUS paulista.

A condução geral do evento foi realizada pela biomédica dra. Regiane Aparecida Cardoso de Paula, Coordenadora do Centro de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O CCD integra órgãos estratégicos para a vigilância em saúde no estado, como o Instituto Adolfo Lutz (IAL), o Instituto Pasteur, o Centro de Referência e Treinamento em IST/HIV/AIDS (CRT/AIDS), o Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” (CVE) e o Centro de Vigilância Sanitária (CVS), que desempenham funções essenciais na vigilância epidemiológica, sanitária, laboratorial e na prevenção e controle de agravos.

A mesa de abertura contou com a presença de autoridades do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura do Município de São Paulo, de suas respectivas Secretarias de Saúde e de um representante da OPAS/OMS, reforçando a relevância institucional e internacional do VIMs.

Durante a solenidade, vários profissionais da saúde foram homenageados, reconhecidos por suas contribuições em diferentes áreas de atuação, especialmente no contexto pós-pandemia – período que evidenciou a necessidade de vigilância ativa, resposta rápida e análise epidemiológica robusta para a proteção da população.

Entre as lideranças técnicas presentes, destacou-se a biomédica Dra. Tatiana Lang D’Agostini, Diretora Geral do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” (CVE), cuja atuação reafirma a importância do monitoramento contínuo dos indicadores epidemiológicos e da coordenação de programas estratégicos para o Estado de São Paulo.

Dra. Cássia Custódio reforça a relevância do Simpósio para o fortalecimento da vigilância em saúde e para a valorização do profissional biomédico. “Há de se observar a destacada atuação das biomédicas que lideram esse segmento estratégico no estado”, afirma.

A programação do VIMs integrou mesas técnicas, debates, painéis e apresentações, consolidando-se como um espaço essencial para formação, atualização e fortalecimento da vigilância em saúde no Estado de São Paulo.

 

 

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE