Notícias

24-03-14 | Notícias

completaO Conselho Federal de Farmacia apresenta banco de dados do ensino farmacêutico e é convidado a repassar know how aos demais Conselhos da Saúde

Representantes de profissões da área da saúde estiveram presentes nesta quarta-feira, dia 19 de março, em Brasília, na 92ª Reunião Ordinária do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS). Em pauta, a apresentação da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica, do Conselho Federal de Farmácia (Caef/CFF) sobre os procedimentos de avaliação realizados pelo convênio da instituição com o Ministério da Educação; além das diretrizes da saúde para o 4º Simpósio dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas que será realizado, em abril, na cidade de Pirenópolis (GO); entre outras.

Estimulados pelos bons resultados do trabalho desenvolvido pelo CFF, que tem conseguido contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos em todo o País, os representantes dos Conselhos presentes solicitaram que a Caef/CFF realize, ainda no primeiro semestre de 2014, um seminário com representantes das comissões de ensino de todos os membros do FCFAS. O objetivo é repassar o know how da Comissão, no sentido de padronizar os pareceres que os Conselhos enviam ao Ministério da Educação.

Em 2010, a Caef/CFF firmou parceria com o Ministério da Educação para a regulação de cursos de graduação em farmácia. A Comissão passou a emitir pareceres à Secretaria de Regulação do Ensino Superior (Seres) sobre a relevância, a pertinência e a inovação das propostas de Instituições de Ensino Superior nos processos de autorização de criação de cursos e renovação do reconhecimento de cursos já em funcionamento. Esses pareceres subsidiam a Seres nas avaliações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o mesmo fim.

Para realizar com eficiência este trabalho, a Caef/CFF criou um banco de dados sobre o ensino farmacêutico que permite avaliar não só a viabilidade do curso, mas se ele cumpre a legislação vigente. O banco é utilizado também pelos Conselhos Regionais de Farmácia, nos processos de inscrição dos egressos dos cursos.

No banco de dados estão informações que vão desde o levantamento populacional de determinado município e o número de cursos de graduação em farmácia disponíveis na região, passando pela distribuição dos cursos de farmácia em território nacional, e até a necessidade de criação de postos de trabalho em determinadas regiões.

“O que fizemos foi cruzar informações que já estavam disponíveis no Ministério da Educação, com dados do Ministério da Saúde e levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com as informações que temos sobre os farmacêuticos brasileiros. Com essas informações, os pareceres da Caef são mais precisos, objetivos e seguros. Em geral, tais pareceres são levados em consideração pelo Ministério da Educação”, afirmou Zilamar Fernandes, presidente da Caef/CFF. “Além disso, os dados deste banco permitem um melhor controle, por parte do CFF e dos Conselhos Regionais de Farmácia, da situação de regularidade dos cursos de Farmácia e do georreferenciamento de cada curso, em relação aos postos de trabalho nos municípios e microrregiões dos estados brasileiros.”

Além de Zilamar Fernandes, a Caef/CFF é composta por Danyelle Cristine Marini, Eula Maria Barcelos, Ilza Martha de Souza, José Ricardo dos Santos Vieira, Júlio César Mendes, Leoberto Tavares, Paulo Sérgio Arrais e Radif Domingos. Participaram da reunião os Conselhos Federais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Cofito), Enfermagem (Cofen), Biologia (CFBio), Biomedicina (CFBM), Nutricionistas (CFN), Educação Física (Confef), Odontologia (CFO) e Medicina Veterinária (CFMV).

CONSELHÃO – Durante a reunião do FCFAS também foram discutidas diretrizes da saúde para o 4º Simpósio dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas que será realizado na cidade de Pirenópolis (GO), nos dias 03 e 04 de abril. O encontro levará à mesa de discussão temas que afetam as atividades regulamentadas e a valorização das diversas categorias diante da sociedade e do Governo.

 
Fonte: Comunicação CFF

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE