Notícias

PESQUISA EM DESTAQUE
09-03-20 | Notícias

As biomédicas Jaqueline Goes de Jesus, Ingra Morales, Flávia Salles e a farmacêutica Erika Manuli são as pesquisadoras da Faculdade de Medicina da USP, dentro do Instituto Adolfo Lutz (IAL), que decifraram a amostra do primeiro caso de infecção da Covid-19 na América Latina. O resultado saiu em apenas 48 horas, mostrando a estrutura do vírus. Elas fazem parte da equipe do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), liderado pela médica Ester Sabino, 60 anos, e composta por mais quatro mulheres e um homem.

Várias lutas em uma só

O combate a qualquer tipo de preconceito se faz, também, por meio da representatividade. Por isso, a biomédica Jaqueline Goes, 30 anos, aproveita a repercussão para levantar bandeiras de gênero, de valorização à pesquisa e de cor. “Normalmente as mulheres negras têm pouca oportunidade, precisam lutar e se empenhar mais para conseguir ocupar os espaços. Sempre batalhei muito pelos meus objetivos e a exigência comigo mesma pode ter mascarado a necessidade de ter que me esforçar mais”, acredita.
Graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e doutora em Patologia Humana, Jaqueline atuou anteriormente na vigilância genômica do surto de Febre Amarela no Brasil, além da cobertura de chikungunya e a atuação em um grupo de estudos que percorreu todo o Nordeste em um trailer adaptado para fazer diagnósticos e sequenciamento do Zika.

O CRBM1 parabeniza e agradece o ótimo trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras biomédicas e a profissional farmacêutica.

Na foto: Ingra, Erika, Ester, Flávia e Jaqueline formam o time que sequenciou o gene do coronavírus. Dedicação que comprova a excelência da ciência brasileira

Fonte: Correio Brasiliense

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE