Palestra Bruce Alberts Michael
Durante a palestra “Learn from failure: life as an education”, em videoconferência, Bruce Alberts destacou a importância do evento para a evolução da biomedicina e ressaltou sua felicidade com o grande interesse dos estudantes brasileiros pela biologia celular. Ao longo de sua apresentação, fez um panorama sobre sua carreira e destacou como aprendeu com os erros ao longo de sua vida acadêmica.
– Todo mundo falha. Falhar é uma parte importante da vida. Frequentemente falhamos, mas esses erros se tornam lições para nós. As falhas nos tornam mais sábios – afirmou.
O autor do livro Biologia Molecular da Célula então deu algumas dicas aos quase 3 mil presentes no Riocentro, na noite desta sexta (2). Afirmou que ter uma boa estratégia científica pode ser a chave para o sucesso nos estudos da biomedicina. Ressaltou ainda que por conta da evolução, os atuantes na área devem usar organismos modelos sempre que possível.
Pontuou ainda que o avanço da tecnologia tem sido muito importante e, com isso, há grande facilidade de coletar dados para estudos. Porém, ressaltou que os dados por si só não são fáceis de serem analisados e essa uma lição muito importante de aprender. Alberts ressaltou ainda a importância de espalhar os valores científicos para a sociedade em geral.
Bruce Alberts Michael (Chicago, 14 de abril de 1938) é um bioquímico e pesquisador norte-americano, conhecido por seu trabalho na promoção de políticas públicas voltadas à divulgação da Ciência. Alberts destacou-se ainda através de seu estudo abrangente dos complexos de proteínas, os quais permitem a replicação de cromossomos na ocasião da divisão de células vivas. Foi autor-chefe do livro Biologia Molecular da Célula (do original em inglês, Molecular Biology of the Cell), publicação que se tornou referência na academia científica internacional tanto na disposição e divulgação de informações quanto na sua qualidade editorial. Foi editor-chefe da revista Science e serviu como Embaixador da Ciência no Paquistão e na Indonésia. Presidiu a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos entre os anos de 1993 e 2005. Atualmente, trabalha como membro do conselho administrativo do Carnegie Corporation, de Nova Iorque.
fonte: João Vitor Cordeiro – Ipública
Acesse outros links
Simule um plano
Os melhores planos para
Biomédicos pelo melhor preço