Notícias

19-11-20 | Notícias

20 de novembro – Dia do Biomédico

Muitas conquistas a comemorar!

No próximo dia 20 celebramos o Dia do Biomédico. Comemoramos a data na certeza de que muito contribuímos nos serviços de saúde, seja em instituições públicas ou em hospitais, clínicas e laboratórios particulares, presentes que estamos de norte a sul deste imenso país.

Especialmente neste ano, em que fomos surpreendidos pela chegada do novo coronavírus (Sars-CoV-2), vimos a importância de uma categoria que se apresentou ao desafio, com capacitação e seriedade, compartilhando sua experiência e emprestando a sua força de trabalho para a detecção e superação da doença, para o conforto e bem-estar dos pacientes.

Não emprestamos nossa expertise apenas em laboratórios de análises clínicas, como alguns podem imaginar, embora muito tenhamos contribuído nesse setor. Diante do quadro de pandemia, participamos também por meio dos serviços de imagem aos ingressos em hospitais, e tantos outros serviços em que a experiência do profissional biomédico se mostra imprescindível.

Desde o início da COVID-19, orientamos os nossos profissionais sobre os protocolos de prevenção à doença, evitando assim o contágio e o agravamento da pandemia. O correto uso de EPIs, os testes, as novas orientações do Ministério da Saúde e órgãos internacionais estiveram pautados em nossas publicações. Esclarecemos dúvidas e continuamente utilizamos os veículos de comunicação deste Regional, publicações e redes, para compartilhar informações atuais, precisas e de extrema confiabilidade. Caminhamos lado a lado com os biomédicos visando assegurar maior confiança e proteção no dia a dia de seu trabalho e no enfrentamento à doença. Cumprindo a nossa missão, assistimos nossa categoria em todas as suas necessidades postas neste momento único pelo qual passamos.

Limitamos o acesso à sede e instituímos o agendamento prévio para o atendimento, como forma de preservar a saúde de todos, colaboradores e público. Sempre seguindo as orientações sanitárias, não interrompemos um só dia os nossos serviços. Investimos no aprimoramento dos serviços on-line como forma de facilitar o acesso de forma ágil e eficaz.

Quero aqui deixar o meu agradecimento, e, creio, de toda a população atendida e beneficiada pelos profissionais da Biomedicina. Os desafios nos foram entregues e respondemos à altura, com a sensação de dever cumprido. As contaminações continuam a acontecer, e os casos de internação, infelizmente, voltam a aumentar… Estamos longe de ver resolvido o problema. Mas seguimos preparados e atuantes diante dos desafios.

Muitos somos e, presentes em várias habilitações, só vimos crescer a nossa categoria. Mais recentemente, por meio de Resolução do Conselho Federal de Biomedicina, conquistamos o direito de atuar nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Um campo vasto existente no atendimento à saúde no Brasil, e mais uma vez demonstraremos nossa capacidade de atuação. Com formação adequada e cumprindo todos os requisitos de cada Prática – seja ela a Acupuntura, a Ozonioterapia, a Homeopatia e tantas outras (afinal, são 29 as reconhecidas pelo Ministério da Saúde até o momento!) -, os biomédicos passarão a ocupar novos espaços, e com maestria, por desempenho e competência que sempre ficaram demonstrados em nossos profissionais.

Sigamos em frente, biomédico. Adaptando-nos às condições que se apresentam, juntos conquistaremos maior valorização e estaremos mais fortes nos serviços de saúde, ao lado de profissionais das demais áreas. Cabe a cada um, formando ou graduado, buscar uma capacitação de excelência, ampliar o conhecimento, acompanhar o que de novo se apresenta no campo das pesquisas, das descobertas científicas e tecnológicas no Brasil e no exterior e, sobretudo, atuar com ética e zelo, oferecendo o melhor pela profissão e pelas pessoas.

Há mais de 40 anos é assim. E nas décadas vindouras certamente será!

Parabéns, biomédico! O Conselho está ao seu lado e conta com você. O Brasil dá mostras de bons exemplos, na saúde, na pesquisa, na ciência, e também na Biomedicina. Feliz o país que conta com cidadãos comprometidos com o seu ideal e o seu juramento.

Saudações biomédicas!

Dr. Dácio Eduardo Leandro Campos

Presidente do CRBM1

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE