Notícias

26-10-23 | Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito dos fatos amplamente divulgados por veículos de comunicação nos últimos dias envolvendo profissional biomédica esteta no exercício de sua função, o Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM1) esclarece que a dra. Vanuza de Aguilar Takata é biomédica regularmente inscrita nesta autarquia, sob nº 34.477 (especialidades Biomedicina Estética; Análises Clínicas – Patologia Clínica), não havendo, até a data, registro de quaisquer irregularidades.

Informa ainda que, a respeito da acusação de responsabilidade da citada profissional pelo óbito, no último dia 13, de cliente submetida a procedimento estético, em clínica na cidade de Cosmópolis (SP), a autarquia acompanha o trabalho e aguarda o resultado das investigações pelas autoridades competentes. Em paralelo, deu início imediato a sindicância interna a fim de apurar supostos atos infracionais cometidos.

Sobre os questionamentos a respeito da pessoa responsável pela aplicação da anestesia, o CRBM1 esclarece que não dispõe de qualquer informação por parte das autoridades (e/ou denúncia) de tratar-se de profissional biomédica. Em havendo a confirmação, será aberta sindicância interna.

Para atuar como biomédico esteta, o profissional formado deve possuir habilitação em Biomedicina Estética, estar inscrito e em situação regular no Conselho Regional de Biomedicina de sua jurisdição, passando então a ser fiscalizado pela autarquia correspondente. O mesmo vale para as demais habilitações da Biomedicina, que requerem que o profissional esteja devidamente habilitado, inscrito e em situação regular.

Para a prestação de serviços, os estabelecimentos comerciais (clínicas de estética) devem possuir inscrição no Conselho Regional de Biomedicina (ou de outra profissão da saúde com atuação na área) de sua jurisdição, bem como o registro de um profissional técnico responsável, que de igual modo passam a ser fiscalizados pela autarquia correspondente.

Esclarece ainda que, em casos que fogem ao alcance desta autarquia, tem por regra acionar os órgãos competentes, atuando em conjunto com a Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania – Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública, e a Vigilância Sanitária dos municípios.

Lamentamos profundamente o ocorrido e expressamos nossas condolências aos familiares e amigos pela perda inesperada e precoce da fotografa Roberta Correa.

Assessoria de comunicação e imprensa

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE