A reunião é parte das atividades de estímulo e apoio a projetos de pesquisa conjuntos previstas no Memorando de Entendimento firmado entre a FAPESP e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) – agência portuguesa de fomento – para promover o intercâmbio entre pesquisadores em áreas de interesse comum aos dois países.
No primeiro painel, sobre energias renováveis, Gláucia Souza, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), vai mostrar os principais resultados de 65 projetos concluídos e ações em andamento no Programa, lançado pela Fundação em 2008. Pelo lado português, Mário Gonçalves Costa apresentará pesquisas sobre valorização energética de resíduos e combustíveis alternativos, desenvolvidas no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica da Universidade de Lisboa.
O painel sobre Tecnologia da Informação terá palestras do coordenador adjunto da FAPESP em Ciências Exatas e Engenharias, Roberto Marcondes Cesar Junior, do Instituto de Matemática e Estatística da USP. O pesquisador participou da elaboração do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience, lançado pela Fundação em março de 2014. Da mesma sessão participam os pesquisadores portugueses Vladimiro Miranda, professor da Universidade do Porto e diretor de estratégias em bioenergia do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, INESC, e António Branco, pesquisador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que investiga o processamento da linguagem natural e inteligência artificial na área de ciência cognitiva.
A cooperação em Ciências do Mar será discutida entre cientistas do Instituto Oceanográfico (IO), da USP, e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro. Edmo Campos, do IO, apresenta a primeira pesquisa em oceanografia desenvolvida a partir de dados coletados no Alpha Crucis – navio oceanográfico adquirido pela FAPESP, em 2012. O projeto é parte da iniciativa internacional de análise da circulação de calor no Atlântico Sul, South Atlantic Meridional Overtuning Circulation (Samoc). O biólogo português Amadeu Soares falará sobre estudos ambientais desenvolvidos sobre a biodiversidade e o funcionamento das relações entre ecossistemas e serviços ecossistêmicos.
O quarto painel do simpósio, sobre Saúde e Biotecnologia, terá apresentações do professor Jorge Kalil, da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Instituto Butantan, e cinco pesquisadores das Universidades Nova de Lisboa, de Coimbra, do Minho e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Kalil participa de projeto para o desenvolvimento no Brasil de uma vacina (em fase de testes) contra o vírus HIV, causador da AIDS. Os portugueses Cláudio Soares, Rosa Quinta-Ferreira, José Maria Albuquerque, Henrique Silveira e Jorge Pedrosa tratarão de processos biológicos utilizando meios computacionais, bioenergia, reciclagem e gerenciamento de resíduos, inovações tecnológicas para melhoria da saúde pública, controle da transmissão da malária e doenças tropicais negligenciadas.
fonte: labnetwork
Acesse outros links
Simule um plano
Os melhores planos para
Biomédicos pelo melhor preço