Notícias

Falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão de biomédico
26-06-20 | Notícias

Caso de falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão na cidade de Nova Iguaçu/RJ acaba em prisão de envolvido após denúncia do CRBM 1ªRegião!

O CRBM 1 recebeu denúncia anônima sobre falso biomédico estar atuando na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu/RJ, de imediato esta Autarquia por meio de sua fiscalização DEFIS e pelo DEJUR levou a denúncia à 52ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Iguaçu, visando apurar possíveis crimes de exercício ilegal da profissão, falsidade ideológica, estelionato e crimes contra a saúde pública.

Acionados pela Polícia, em 25/06/2020 a assistente de fiscalização do CRBM 1ª Região acompanhada do Delegado da Seccional do Rio de Janeiro imediatamente se apresentaram para colaborar com informações do caso que vinha sendo apurado pelo setor de fiscalização e realizar diligência colaborativa juntamente com os policiais do 52º DP de Nova Iguaçu, que cumprindo mandado judicial, caracterizaram flagrante delito da atividade irregular.

No local, além do falso biomédico em atividade, dotado de jaleco com a inscrição “biomedicina estética” e carimbo com número de inscrição no CRBM 1 de outro Biomédico, foram encontrados produtos vencidos, ampolas rotuladas com CRBM de outra Biomédica, e, ainda produtos de uso médico e de dentistas, como fios de sutura, anestésicos e lâminas de bisturi, usadas para Alectomia (ou redução da base alar do nariz) , extrapolando os limites da atividade Biomédica. Além disso, foram encontrados materiais infectantes descartados indevidamente, em sacos de lixo normal.

Tal flagrante culminou na Prisão do Falso Biomédico por falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.

Ao CRBM1 incumbe o dever e a obrigação de zelar pelo fiel cumprimento do conjunto de regras, direitos e prerrogativas relativas ao exercício da profissão de Biomédico. Para atuar na área de biomedicina estética, existe um processo criterioso de inclusão de habilitação, e somente o profissional biomédico com habilitação em biomedicina estética registrada no seu respectivo Regional está apto a realizar os procedimentos estéticos dentro dos limites estabelecidos pela regulamentação do Conselho Federal de Biomedicina.

Vale ressaltar que o Conselho tem feito um grande trabalho no combate ao exercício ilegal da profissão, recebemos inúmeras denúncias semanalmente e todas são apuradas. Casos como esse devem ser informados ao CRBM e às autoridades policiais.

Denuncie! Saiba que não é permitida a atuação antes da conclusão da graduação e registro no respectivo CRBM, assim como também não é permitida a atuação em área de habilitação diferente da registrada no Conselho Regional de Biomedicina.

Para denunciar casos de exercício ilegal acesse o formulário disponível no site: www.crbm1.gov.br/denuncias/ .

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE