Notícias

Em nova denúncia, DEFIS auxilia na prisão de suposto profissional biomédico no RJ
24-07-20 | Notícias

Na última quarta-feira, dia 22, foi preso em flagrante em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), um estudante de Biomedicina por atuação ilegal das profissões biomédica e médica.

A ação partiu de denúncia encaminhada pelo CRBM1, que vem trabalhando com afinco de modo integrado com a 52ª Delegacia de Polícia a fim de coibir o exercício ilegal da profissão. Segundo a denúncia, o estudante, além de não possuir formação e habilitação na área, realizava procedimentos complexos em uma clínica.

Durante a diligência policial, na qual participaram fiscais da Seccional do Conselho e da Vigilância Sanitária, foram recolhidos diversos materiais para análise. De acordo com o delegado responsável pela operação, dr. Marcos Peralta, constatou-se também a violação de preceitos ambientais, com o descarte irregular do material utilizado.

“É perceptível, nos últimos anos, o aumento exponencial de casos de estudantes que exercem a profissão antes da conclusão da graduação. Dessa forma, reiteramos o alerta de que apenas profissionais graduados, devidamente capacitados e habilitados, com registro ativo em seu órgão profissional, podem realizar procedimentos regulamentados”, afirma a responsável pelo Departamento do Fiscalização (DEFIS) do CRBM1, dra. Débora T. Marchi.

Imprensa

O assunto foi tema de programas jornalísticos regionais da TV Globo e da Rede Record. Resultante da notícia que foi ao ar no dia 23 de julho, o telejornal Bom Dia RJ entrevistou, ao vivo, o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dr. Sérgio Palma. O objetivo era orientar o público sobre a importância de conhecer a formação do profissional e sua inscrição no respectivo conselho antes de se submeter a um procedimento. Na ocasião, erroneamente, dr. Palma afirmou que “procedimentos invasivos são atos privativos médicos”.

Ciente do ocorrido, o CRBM1, por meio de sua assessoria de comunicação, solicitou a correção da informação à produção do jornalístico, o que não ocorreu. Neste caso, é importante esclarecer que não houve, por parte da emissora, erro na apuração da informação. O que houve foi a afirmação de uma fonte.

O Conselho segue atento e atuante em defesa da profissão e da categoria nos estados de sua jurisdição. Denuncie! Acesse o site do CRBM1 (https://crbm1.gov.br/denuncias/).

 

Links:

https://globoplay.globo.com/v/8719794/programa/

https://saogoncalorj.com.br/noticia/2057/falso-medico-e-preso-em-clinica-de-estetica.html

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/07/23/fisioterapeuta-e-preso-por-atuar-em-clinica-de-estetica-sem-autorizacao-em-nova-iguacu-rj.ghtml

http://recordtv.r7.com/cidade-alerta-rj/videos/falso-medico-e-preso-em-nova-iguacu-rj-23072020

https://globoplay.globo.com/v/8719929/programa/

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE