Notícias

16-03-21 | Notícias

Conselheiro do CRBM1, dr. Éric Barioni lança livro sobre toxicologia em parceria com docentes da Uniso

Obra está disponível para download no site da Universidade

 

Acaba de ser lançado, pela editora Uniso, “O livro das intoxicações -Educação para a prevenção de acidente”, organizado pelo prof. dr. Éric Diego Barioni, biomédico, conselheiro do CRBM1, e o prof. Me. Guilherme Profeta.

Em 176 páginas, a obra reúne conteúdo científico elaborado por especialistas de diversas áreas de toxicologia da Universidade de Sorocaba – Uniso (Sorocaba – SP), e inclui casos reais de intoxicação, muitos deles narrados pelas pessoas que vivenciaram esses episódios. O trabalho resulta de parceria interdisciplinar envolvendo 40 participantes, entre professores e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Medicina Veterinária, Farmácia, Nutrição, Design e Jornalismo, e dos programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Processos Tecnológicos e Ambientais, e em Educação.

“O livro traz ao leitor os desafios da manutenção de um lar seguro e livre dos riscos de acidentes por intoxicações. Em seus capítulos aborda não somente conteúdo técnico, mas também narrativas reais sobre casos de intoxicação que ocorreram na comunidade, de modo a exemplificar e facilitar a compreensão dos riscos”, explicar o dr. Barioni.

Ele lembra que, infelizmente é frequente a ocorrência de acidentes envolvendo animais peçonhentos, medicamentos, domissanitários e plantas ornamentais tóxicas. “Nesta obra pesquisadores das mais variadas áreas da toxicologia e farmacologia se propuseram a escrever sobre como prevenir e o que fazer em casos de acidentes domésticos envolvendo, por exemplo, a intoxicação por plantas medicinais e ornamentais tóxicas, medicamentos, domissanitários, aranhas, escorpiões e serpentes, alimentos e plantas contaminadas com toxinas e metais, além de alimentos comuns para o consumo humano, mas que são tóxicos para animais de estimação.”

A íntegra da obra está disponível para download no site da Universidade:

http://unisos.uniso.br/eduniso/o-livro-das-intoxicacoes.asp?cod=978-85-71039339

http://unisos.uniso.br/eduniso/doc/pdf/o-livro-das-intoxicacoes.pdf

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE