Notícias

07-11-23 | Notícias

Câmara de Santo André realiza sessão solene em homenagem aos biomédicos

Com o Plenário Principal repleto de profissionais biomédicos, autoridades e convidados, a Câmara Municipal de Santo André (SP) realizou, no dia 1º de novembro de 2023, a primeira sessão solene da casa em homenagem à categoria pelo Dia do Biomédico.

A propositura foi do vereador Lucas Zacarias (PTB), com apoio do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM1), especialmente do dr. Michel Sant’Anna de Pinho, conselheiro, em reconhecimento aos relevantes serviços nas áreas da saúde, ciência e educação prestados por profissionais biomédicos na cidade em benefício dos cidadãos andreenses.

Participaram da cerimônia o prefeito em exercício, Luiz Zacarias, e o secretário municipal da Saúde, Gilvan Ferreira de Souza Júnior. Em seu pronunciamento, o secretário ressaltou a contribuição da categoria no município e a satisfação em poder participar da homenagem. O prefeito em exercício elogiou a atuação dos profissionais, sobretudo durante o período da pandemia. “Nada como agradecer a vocês pelo trabalho em nossa rede de saúde. A saúde é o que é hoje graças ao trabalho de vocês”, afirmou, observando a gama de atuação do biomédico. “É uma homenagem justa do município”.

Bastante emocionado, o conselheiro do CRBM1, dr. Michel de Pinho, lembrou a importância do profissional biomédico: “Dizem que a Biomedicina é uma profissão de bastidores. Mas sem bastidor, não existe protagonismo. E a Biomedicina é a única profissão que tem a visão mais holística da assistência, que enxerga a importância de uma equipe multiprofissional e transdisciplinar. Tanto que a Biomedicina é a única profissão de saúde que está presente em toda e qualquer etapa da cadeia assistencial de saúde, desde medidas de prevenção e pesquisa, até os procedimentos complexos como cirurgias (com a circulação extracorpórea), procedimentos estéticos e bem-estar (…). Ou seja, não existe saúde sem a Biomedicina”.

Representando o presidente do Conselho, dr. Dácio Eduardo Leandro Campos, ao término de sua participação na tribuna dr. Michel de Pinho convidou os presentes aos aplausos: “Quero que vocês se aplaudam pela trajetória de vocês, que vocês estão criando”, ressaltou.

Durante a cerimônia, profissionais de diversas áreas da saúde e educação de Santo André foram homenageados com a entrega de placa pela Câmara Municipal e certificado assinado pelo Conselho em agradecimento ao trabalho realizado à  população andreense, pela melhoria da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida, bem como pela valorização da Biomedicina.

Presentes à sessão, os biomédicos indicados foram os doutores Aline de Cássia Azevedo (Clínica InVentre – Centro Avançado de Medicina Reprodutiva), Luciane Suzano Pereira Cunha (CHM – Centro Hospitalar Municipal de Santo André), Flávia de Sousa Gehrke, Aleksandra Vanessa Lambiasi Sant’Ana e Thaís Moura Gascón (FUABC – Fundação do ABC), Carolina Magalhães Vieira (Rede D’Or São Luiz – Hospital Brasil e Hospital Bartira), Cléber Aparecido Leite e Aurilucia Alves Leitão Leite (Faculdade Cléber Leite).

“A primeiro de muitas!” Assim se manifestou o vereador Lucas Zacarias em seu discurso sobre a homenagem à categoria. Em sua participação, ressaltou a importância do biomédico para a sociedade: “Vocês fazem a diferença e ajudam a salvar vidas em diferentes ramos”, resumiu.

As homenagens aos profissionais prosseguem. Em Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, a Câmara Municipal reserva sessão solene para o dia 25 deste mês.

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE