Notícias

BIOMEDICINA IN RIO SUPERA AS EXPECTATIVAS DE PÚBLICO  –  Mais de 3 mil pessoas participam do inovador congresso regional no Riocentro
05-06-23 | Notícias, Notícias Destaque

BIOMEDICINA IN RIO SUPERA AS EXPECTATIVAS DE PÚBLICO

Mais de 3 mil pessoas participam do inovador congresso regional no Riocentro

“A Biomedicina ‘invadiu’ a cidade do Rio de Janeiro”. Estes foram os dizeres emocionados do presidente do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM1), dr. Dácio Eduardo Leandro Campos, durante a cerimônia de abertura do I Congresso Regional de Biomedicina, VII Encontro Carioca de Biomedicina e I Congresso de Saúde Estética, o chamado ‘Biomedicina in Rio’, o qual presidiu.

Bastante aguardado, o evento superou as expectativas dos organizadores ao reunir, no Centro de Convenções e Eventos Riocentro, na Barra da Tijuca, mais de três mil pessoas, dentre congressistas, palestrantes, convidados da área da saúde, representantes da Secretaria de Saúde do município e lideranças da profissão, do Conselho Federal de Biomedicina, regionais e associações. Foram mais de 60 trabalhos científicos inscritos, 50 palestrantes e uma dezena de patrocinadores.

A Associação Paulista de Biomedicina (APBM) e a Associação Carioca e Capixaba de Biomedicina (ACCBM), entidades realizadoras do Congresso, com apoio do CRBM1 e do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), dedicaram-se há mais de  um ano para entregar nesta oportunidade completa e atual temática em sua programação, e que permeia o cotidiano dos profissionais, nas mais diversas habilitações.

Do destacado palco com telões, que proporcionou até quatro apresentações simultâneas – uma novidade bastante atraente e elogiada, por permitir facilidade de acesso e oportunizar maior integração entre os congressistas -, às experiências de imersão (Room Experience) nas áreas da Toxicologia (simulando, com atores convidados, os efeitos da intoxicação medicamentosa por cetaminofeno no organismo) e da Perfusão Extracorpórea (com a demonstração de uma máquina de circulação extracorpórea), Imunização (uma Sala de Vacinas foi montada no local para a demonstração de seu funcionamento, desde o mobiliário necessário até o atendimento) e Perícia Criminal (com a representação da atuação do profissional biomédico em cena de crime).

O evento trouxe um convite à reflexão sobre as “fake news e seus impactos na saúde púbica em tempos de COVID-19”, com palestra e importante debate e a apresentação de casos sobre o tema. Na abertura, o convidado foi Bruce Alberts, em palestra e respondendo respostas do público por videoconferência.

Em duas salas preparadas para os Simpósios Satélites, os congressistas tiveram a oportunidade de assistir a apresentações de renomados convidados, em apresentações que versaram do cuidado emocional pela Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) à Biomedicina Estética, dentre outras.

Em painéis temáticos eram expostos breves resumos dos cerca de 70 trabalhos inscritos (e elogiados pela banca responsável!). Os três primeiros colocados foram anunciados e premiados durante a cerimônia de encerramento.

Ao longo de todo o evento, estandes como o da Escola Nacional de Biomedicina (ENB), especialmente presente para expor a proposta e o conteúdo programático dos diversos cursos oferecidos, bem como apresentar as novidades para os interessados em ampliar a formação profissional, receberam expressiva visitação.

Um “túnel do tempo” imersivo contou a história da Biomedicina com a exibição de fotos e vídeos, e um extenso painel estrategicamente presente na entrada do evento convidava os congressistas, moradores da cidade sede e de estados como São Paulo, Mato Grosso e Amazonas, a deixarem ali o registro de sua presença, com assinatura e selfies para o compartilhamento nas redes.

Outro destaque foi o boneco Panda, conhecida mascote do Encontro Carioca, presente também em máquina de pelúcias que divertiu e atraiu grande parte dos presentes.

Também não faltou a loja da APBM, com variadas lembrancinhas e produtos personalizados,  espaço responsável por concorrida visitação durante todo o evento.

Importante participação tiveram os patrocinadores do evento, em estandes, demonstrações de produtos, práticas ao vivo e palestras. Estiveram presentes Rennova, Next, Biometil, PHD do Brasil, Instituto IBERC Biomedicina Estética, Idea Pós-graduação, Aeskins Pharmaceutical, Merz Aesthetics, MedBeauty e Nesa, com apoio da Faculdade Ibeco.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, aconteceu no sábado (dia 3), a  vacinação contra a COVID-19 e a gripe (Influenza) ao público.

O sucesso do Biomedicina in Rio já está marcado na história da profissão! O desejo de seus organizadores é que futuros outros eventos possam trazer a experiência desta iniciativa! E o primeiro passo já foi dado!! A segunda edição está prevista para 2024.

A cobertura completa poderá ser conferida, em breve, em edição especial da Revista do Biomédico. Não perca!

Texto; Elaine Herreria – ACI CRBM1

Fotos: Márcio Barriolo / Claudio Rabelo

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE