Notícias

16-09-25 | Notícias

Saúde

Livro revela habilitações e integra profissionais ao futuro da Biomedicina

Publicação conta com epígrafe do presidente do CRBM1, Dr. Dácio Eduardo Leandro Campos, e reúne relatos e artigos científicos de autoridades biomédicas

A paixão pela Biomedicina e a intimidade com a literatura motivaram a dra. Tereza Raquel Xavier Viana a escrever o livro “Biomedicina em Foco – Habilitações biomédicas reveladas” (Editora Codal). Lançado no final de 2024, a publicação traz o olhar curioso e apaixonado da futura biomédica, que caminha para os últimos meses de sua graduação. Em seus escritos, ela decidiu revelar aos leitores um universo de possibilidades. O livro apresenta a diversidade de habilitações biomédicas e sua constante atualização, as modernas tecnologias que já são utilizadas e o olhar experiente de autoridades renomadas da Biomedicina.

*imagem de divulgação

A obra conta com epígrafe do presidente do Conselho Regional de Biomedicina – 1ª Região (CRBM1), Dr. Dácio Eduardo Leandro Campos. O trecho salienta: “aliando ciência, ética e competência, a Biomedicina avança representando todo o alicerce da cadeia da saúde”, ressalta a dra. Tereza Raquel. Ela pontua que convidou  especialistas e autoridades biomédicas por representarem liderança, pioneirismo e credibilidade. “A participação destas personalidades trouxe, além de conhecimento técnico e científico, histórias inspiradoras, que reforçam a seriedade e o impacto social da Biomedicina. Isso confere ao livro uma autenticidade única”, considera.

A autora relata que a ideia do livro surgiu de sua própria curiosidade em conhecer melhor e entender as habilitações. “Procurando, encontrei poucos materiais a respeito. Então comecei a me questionar: por que não um material compilado? Pensei em mostrar este universo de forma clara e inspirar novas gerações de biomédicos”, revela.

Perspectivas

Bioinformática, Genética, Biologia Molecular e as tecnologias envolvidas são alguns dos temas apontados na publicação. “Muitos biomédicos, já profissionais, ainda não têm conhecimento da quantidade de habilitações existentes, e atualmente já são mais de 40. A tecnologia nos oferece perspectivas com a Inteligência Artificial. Precisamos ter visão estratégica para a profissão, trabalhando de forma interdisciplinar nas áreas da ciência e descobrindo as tendências. É uma forma de conhecer o olhar da Biomedicina para o futuro”, avalia.

Além de abordar temas presentes e futuros, “Biomedicina em Foco presenteia o leitor com um resgate histórico sobre a trajetória, evolução e regulamentação da profissão. O material reúne ainda artigos científicos e depoimentos inspiradores. A autora almeja contribuir com estudantes e também profissionais que queiram redirecionar suas carreiras, professores e gestores públicos que tenham interesse em compreender o papel da Biomedicina na sociedade.

Trajetória

Nascida no interior no Ceará e migrando para São Paulo no final da adolescência, dra. Tereza Raquel já reside em terras paulistas há 25 anos.

Antes da Biomedicina, graduou-se em Gestão de Marketing, fez pós-graduação em Neurociência, Neurociência do Comportamento, especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde, Administração Hospitalar e Gerontologia Biomédica. É autora de livros para a área científica e também infantis. Atualmente, cursa mestrado em Ciências da Saúde e o último semestre de Biomedicina.

Ineditismo

A profissional desenvolve ainda sua pesquisa de mestrado em Ciências da Saúde. Trata-se de um ensaio clínico controlado, padrão ouro em pesquisa, com pacientes com Alzheimer utilizando um extrato de cannabis medicinal balanceado em CBD e THC. Até o momento é o primeiro estudo do Brasil com essa metodologia, desenvolvida na Faculdade de Medicina de Jundiaí.

“O estudo já está em andamento, na fase de recrutamento e avaliação dos idosos, e esperamos ter resultados prévios até início de 2026. Acredito que esse trabalho não só contribui para a ciência, como também reforça o papel do biomédico na pesquisa clínica e na inovação em saúde, abrindo portas para perspectivas terapêuticas no tratamento da doença de Alzheimer. A nossa população é carente de informação e de cuidado”, pontua.

 

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE