Notícias

24-02-17 | Notícias
  A poliomielite é uma doença em processo de erradicação e globalmente têm sido empreendidos esforços para alcançar a meta de um mundo livre da doença, semelhante ao que ocorreu com a varíola nos anos de 1980. Durante a 68° Assembléia Mundial de Saúde, realizada em Genebra em maio de 2015, o Brasil e os países membros endossaram o compromisso internacional de contribuir para a erradicação global da doença e evitar a reintrodução do poliovírus selvagem, atentando também para os eventos adversos pós-vacinação associados ao uso da vacina oral trivalente.
                 Diante deste cenário, a Coordenação Geral de Laboratórios da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGLAB/SVS/MS), está responsável pelo Plano Nacional de Contenção do Poliovírus Selvagem e Poliovírus Vacinal em laboratórios brasileiros; e está  realizando um  inquérito  com o objetivo de  identificar laboratórios que possuem materiais que contenham, além do poliovírus selvagem o poliovírus vacinal. TODOS os Laboratórios de Análises Clínicas que trabalhem com amostras biológicas (fezes e secreção respiratória) DEVEM responder a esse formulário. O link deve ser acessado pelos navegadores de internet Google Chrome ou Mozila Firefox.
            Conforme PORTARIA Nº 451, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2017, anexa, os laboratórios públicos e privados que atuam na área da saúde, educação, defesa, meio ambiente, agricultura, pesquisa e outras, bem como os laboratórios sediados em indústrias, deverão responder o Inquérito nacional do poliovírus contido no link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=23898   , ATÉ A DATA DE 31 DE MARÇO DE 2017.
Se o laboratório possuir mais de uma unidade, o questionário/inquérito deve ser respondido individualmente por cada uma delas.
                      Caso o laboratório já tenha respondido ao questionário/inquérito, favor desconsiderar esta solicitação.
                      Qualquer dúvida ou esclarecimento ou necessidade de orientação entrar em contato com a CGLAB, telefones (61) 3213-8193
 
                      Neste sentido, solicitamos o apoio para divulgação do link acima , para que possamos atingir o objetivo do Plano de Contenção do Poliovírus, junto à  Organização Mundial da Saúde/OMS.
Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública
SVS/MS
(61)3213-8224

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE