Notícias

No dia nacional do Diabetes Ação Social da Biomedicina, realiza testes gratuitos de glicemia no Largo do Cambuci, região central da capital paulista
27-06-22 | Notícias

26 de junho – Dia Nacional do Diabetes

Ação Social da Biomedicina, em Itaquera, realiza testes gratuitos de glicemia no Largo do Cambuci, região central da capital paulista

Neste domingo, 26, Dia Nacional do Diabetes, a Associação Paulista de Biomedicina (APBM) realiza, das 8h às 12h, testes gratuitos de glicemia no Largo do Cambuci (São Paulo – SP). O apoio é do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM1).

A ação social conta com profissionais biomédicos habilitados em Análises Clínicas e estudantes de universidades paulistas voluntários no atendimento à população interessada. O objetivo é chamar atenção para a importância da prevenção e controle do Diabetes Mellitus (DM).

De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o quinto país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de  doentes adultos (20 a 79 anos), atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões de pessoas.

Para os especialistas, o crescimento contínuo se deve, em grande parte, ao aumento do diabetes tipo 2 e dos fatores de risco relacionados, que incluem níveis crescentes de obesidade, dietas não saudáveis e falta de atividade física. No entanto, os níveis de diabetes tipo 1, com início na infância, também estão aumentando.

Segundo o estudo, a crescente urbanização e a mudança de hábitos de vida – como maior ingestão de calorias, aumento do consumo de alimentos processados e estilos de vida sedentários -, são fatores que contribuem  para o aumento da prevalência de diabetes tipo 2 em nível social.

Principais sintomas: Tipo 1 – vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito; Tipo 2 – infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

Prevenção: Pacientes com histórico familiar de DM devem ser orientados a manter o peso normal, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas, praticar atividade física regular. Pacientes com longa história de diabetes, mau controle metabólico, presença de complicações e doenças concomitantes e, especialmente, os idosos (com mais de 60 anos), independente do tipo de diabetes, não tem maior risco de infecção da COVID-19, mas sim, de maior gravidade da doença (Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/26-6-dia-nacional-do-diabetes-4/.

Antecedendo as ações, na tarde de sábado, dia 25, cerca de 80 pessoas realizaram teste de glicemia em Itaquera, zona leste da capital (Fotos).

Sobre a APBM: Fundada em 1994, a Associação Paulista de Biomedicina, presidida pelo dr. Edgar Garcez Júnior, visa atender as necessidades dos profissionais biomédicos na sua organização, educação continuada, defesa das prerrogativas da profissão e promoção de eventos culturais. Para isso, realiza cursos, palestras, simpósios, titulação (suficiência e especialista) e desenvolve programa de educação corporativa.

Sede Av. Lacerda Franco, 1073 – Cambuci – São Paulo – SP – CEP 01536-000

Atendimento ao público Rua Clímaco Barbosa, 217 – Cambuci – São Paulo – SP – CEP 01523-000

https://apbm.org.br

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE