O ministro da Educação, Henrique Paim, empossou e reconduziu dez integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE). As posses completam o Conselho Pleno do colegiado, que tem entre seus objetivos formular e avaliar a política nacional de educação. Na ocasião, o conselheiro Professor Gilberto Gonçalves Garcia, reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB) e membro do Conselho Deliberativo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) foi eleito presidente do conselho para os próximos dois anos.
Durante a cerimônia, Paim destacou a responsabilidade do CNE para definir as diretrizes da educação brasileira e a importância do educador no avanço da educação. “O CNE representa vários setores da educação no Brasil e aponta para a educação como uma política de estado”, afirmou.
Foram reconduzidas ao cargo de conselheiras na Câmara de Educação Básica Malvina Tuttman, Nilma Lino Gomes e Rita Gomes do Nascimento, e tomou posse César Callegari, que já ocupou uma vaga no CNE. A Câmara de Educação Superior recebe os novos conselheiros Joaquim José Soares Neto, Márcia Ângela da Silva Aguiar, Paulo Barone e Yugo Okida, além de ter a recondução de Arthur Roquete de Macedo e Gilberto Garcia.
Conselho Nacional de Educação
O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente, com funções consultivas e deliberativas, composto por 24 membros, dividido entre as Câmaras de Educação Básica e Superior.
O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.
Além de promove a participação das várias forças sociais, culturais e econômicas, tendo em vista a conciliação social e a formação de consensos alargados em matéria de Educação.
Acesse outros links
Simule um plano
Os melhores planos para
Biomédicos pelo melhor preço