Notícias

01-04-25 | Notícias

Conselho firma parceria com a Fundação Pró-Sangue de São Paulo

Objetivo é desenvolver ações conjuntas para orientar e incentivar a doação no estado

O Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM1) acaba de estabelecer parceria com a Fundação Pró-Sangue de São Paulo como forma de apoiar a causa e incentivar a doação em todo o estado.

Por meio de ações conjuntas a serem desenvolvidas a partir da segunda quinzena de abril, espera-se minimizar os baixos estoques de sangue. Segundo a Fundação, a coleta de sangue registrou queda expressiva nas últimas semanas, a partir do carnaval. E, para equilibrar rapidamente o estoque, são necessários todos os tipos sanguíneos, sendo que os tipos O positivo, O negativo e B negativo pedem mais atenção por estarem em níveis críticos de estoque (22%, 20% e 8%, respectivamente).

A Fundação dispõe de cinco postos de coleta da instituição:

. Posto Clínicas – próximo ao Metrô Clínicas e Oscar Freire, no Hospital das Clínicas de SP;

. Posto Dante Pazzanese – próximo ao metrô Ana Rosa e ao Parque do Ibirapuera, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia;

. Posto Mandaqui – zona Norte, no Hospital do Mandaqui;

. Posto Osasco – cidade de Osasco/SP;

. Posto Barueri – cidade de Barueri/SP.

Para agilizar o atendimento no local, a doação pode ser agendada pelo link https://prosangue.hubglobe.com/

Serviço – Além de fazer seu agendamento online pelo site da Pró-Sangue, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg. É necessário portar documento de identidade original, com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a  doação; no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de Triagem Clínica, no dia da doação. Consulte os pré-requisitos básicos à doação e confira o horário de atendimento dos postos de coleta pelo site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais informações, entre em contato pelo Fale Conosco (faleconosco@prosangue.sp.gov.br), Alô Pró-Sangue (11 4573-7800) ou WhatsApp (11 99152-7653).

 

Compartilhe nas Redes

newsletter

Faça parte do nosso mailing e receba novidades via email

    O CRBM1 utiliza os dados enviados por você para enviar novidades. Ao assinar a Newsletter você permite o tratamento destes dados.

    Saiba mais em AVISO DE PRIVACIDADE