Alterar o tamanho da fonte:

Ética em Questão: Controle de qualidade


Wilson de Almeida Siqueira


Veja como estão os seus princípios éticos, uma vez que a ética é a ciência do comportamento moral dos homens na sociedade.

Com certeza não irei falar aqui da parte técnica de controle de qualidade dentro da nossa área, tanto da qualidade dos aparelhos quanto dos reagentes que fazem parte da nossa atividade no dia-a-dia. Não falarei por uma razão muito simples: seria muita presunção fazê-lo, uma vez que nesta área temos colegas especialistas que, com certeza, o fariam muito melhor do que eu.

Também não é deste controle de qualidade que eu quero falar; estou aqui usando o controle de qualidade de forma simbólica, pois, hoje, se faz controle de qualidade de tudo. Por isso, resolvi perguntar como vai o seu. Sim, o da sua pessoa.


Não quero saber como está o controle de qualidade daquele aparelho novo que você comprou ou como estão os reagentes daquela linha de produtos importados. Quero, sim, saber do seu próprio controle de qualidade. Como vai você como ser humano?

Já pensou também que você pode ter o seu controle de qualidade e que ele é feito por você mesmo, nos seus momentos de reflexão, nos momentos em que você se encontra consigo mesmo ou até diante do espelho? E daí? Você acha que melhorou ou piorou? O que você já conseguiu haurir da vida do lado positivo? Qual o saldo das amizades, da fraternidade, da ética, da convivência e do amor?

Você acha que melhorou? Você acha que passa no controle de qualidade?

Qual a qualidade que você incorporou e de qual defeito você se livrou?
Neste autocontrole de qualidade você verá o resultado nos olhos dos semelhantes, no carinho dos que convivem com você, no amigo que o procura, no olhar da pessoa amada ou ainda com o voto do melhor juiz que existe: sua consciência. E daí? Você acha que passa no controle de qualidade?

Você, para ser respeitado, tem que saber respeitar; para exigir ética, tem que ser ético; para ter amigos, tem que ser amigo; e, para ser amado, tem que saber amar e nunca esquecer de que a educação é a porta que leva ao caminho para se galgar a retidão e a dignidade.
Já vimos então que, para realizarmos nosso controle de qualidade, bastam coisas simples, às vezes tão simples como o nosso travesseiro ou o nosso espelho. É aí que você vê como vai indo na evolução dentro da espécie humana.

Não faça aos outros o que você não quer que os outros lhe façam. Conhece-te a ti mesmo. Lembre-se do grande filósofo Santo Agostinho que dizia que todo homem quer a felicidade e sai à sua procura e que o homem foi feito para Deus e é só Nele será encontrada a verdadeira alegria. Esta é a moral agostiniana do amor e da vontade: “Ama e faz o que quiser”.

Veja como estão os seus princípios éticos, uma vez que a ética é a ciência do comportamento moral dos homens na sociedade e, por ela, o homem se nutre da moral, que é um dos aspectos importantes do comportamento humano.

Então, como vai o seu controle de qualidade? Como vão os seus sentimentos de liberdade, igualdade e fraternidade, ética e amor? Se você acha que pode melhorar, sempre é tempo...

Agora, se você já aprendeu a esticar a mão para acenar, acariciar, afagar, para doar, e não a usa fechada para socar, parabéns! E é bom que não serre os punhos, mesmo para socar, porque o maior ferido será você mesmo.

Até a próxima...

Foto: Rodrigo F. Campos
Wilson de Almeida Siqueira

É vice –presidente do CRBM e presidente das Comissões de Ensino e Docência e de Ética