Ética em Questão: Ser amigo é profissão

Wilson de Almeida Siqueira

Amigo é o que o ajuda dando-lhe um pedaço de chão quando é de terra firme que você precisa, ou dando-lhe um pedaço do céu se é o sonho que lhe faz falta.

Amigo, todos sabem, é uma palavra usada para definir uma pessoa por quem se tem amizade. O dicionário, ao definir amizade, cita: sentimento de amigo, afeto que liga as pessoas, reciprocidade de afeto.

Quando, no título, escrevo que ser amigo é profissão, faço, a meu ver, referência a uma das mais nobres profissões, a mais rendosa, a mais gratificante; ela rende o salário mais importante que um ser humano pode receber: a gratidão. A profissão de amigo é nobre porque só as almas nobres é que são capazes de aquilatar o que é ser amigo.

Como todas as profissões, ela tem o seu código de ética, que não é impresso tal qual os das outras profissões, porque, quando o lemos, nós folheamos as páginas da alma.

A palavra amigo é, por vezes, banalizada e usada até em vão porque é muito fácil dizer-se amigo, agora ser... Amigo é o que se preocupa; é o que consegue ler nos olhos; é o que liga; o que procura; é o que, nos momentos difíceis, não vira as costas, mas, sim, dá o ombro para o repouso, para ajudar na caminhada, para ouvir um soluço.

Ser amigo é profissão das mais sublimes. Não precisa de diploma para se pôr na parede, nem precisa de pós-graduação ou doutorado, porque uma vez "formado" amigo, já se é doutor. Amigo é o que compartilha nos momentos alegres, acompanha nos momentos tristes, tem palavras de conforto, aponta o caminho certo, socorre, ri e chora junto.

Ser amigo é um dom. Ser amigo é ser feliz por se saber humano e sincero, pois amigo não se obriga a ser, apenas o é...

Um dia, assisti a uma pesquisa onde perguntavam à pessoa entrevistada quantos amigos julgava ter. A meu ver desastrosa, pois muitos pensavam demais e não se lembravam; outros contavam nos dedos e terminavam com as mãos fechadas por descobrirem que não podiam classificar ninguém como amigo.

Amigo não é o que só empresta dinheiro, mas o que lhe dá a palavra de apoio no momento certo, o que lhe mostra o caminho, o que está ao seu lado nas horas mais incertas da sua vida e, haja o que houver, nunca se envergonha de dizer que é seu amigo.

Amigo é aquele que está com você nas planícies, nas cumeadas e que também vai buscá-lo nas descidas com a mão estendida para ajudá-lo.

Ser amigo é profissão, e uma nobre profissão. O amigo "nasce", não se impõe, não se fabrica de bronze nem de ouro, porque ele já carrega a dureza do bronze nas ações e a riqueza do ouro na alma. Amigo é exemplo da mais pura ética que é a base do fenômeno das relações humanas.

A felicidade do amigo provém da felicidade de propiciar fraternidade, ética e amor desinteressadamente. Amigo é aquele que fala: "Estou aqui...", ou "Vá em frente que eu irei com você".

Se você tiver dúvidas se alguém é realmente seu amigo e tiver que colocá-lo em prova, risque-o da lista, pois, de amigo, não se duvida e não precisa ser testado.

Amigo é o que o ajuda dando-lhe um pedaço de chão quando é de terra firme que você precisa, ou dando-lhe um pedaço do céu se é o sonho que lhe faz falta.

Ser amigo é profissão já disse das mais nobres. E amigo é para sempre, mesmo que o sempre não exista.

Até a próxima...

Foto por: Rodrigo F. Campos


Wilson de Almeida Siqueira

É vice presidente do CRBM e
presidente das Comissões de
Ensino e Docência e de Ética