voltar

Aldo Rebelo
apóia as reivindicações
Lobbe Neto destaca a importância do profissional
Presidente da Câmara dos Deputados enaltece profissional biomédico
Deputado agradece apoio da Câmara e fala do avanço da Biomedicina
“No momento em que a Câmara dos Deputados destaca o Dia do Biomédico, expressamos a nossa gratidão ao profissional que cuida de um aspecto muito importante para 190 milhões de brasileiros, a prevenção, sem que receba o reconhecimento público da sociedade pelo valor de sua contribuição para a saúde do país”, afirmou o deputado federal Aldo Rebelo. “Mas aqui, em Brasília, os representantes máximos da Biomedicina estão debatendo temas de interesse da categoria e ganhando visibilidade nesta sessão que consolida a sua importância.” “Embora ainda falte muito para que os biomédicos comemorem amplamente o seu dia, parabenizamos esses profissionais que aguardam um maior reconhecimento das autoridades federais, estaduais e municipais”, considera o presidente da Câmara.
Aldo Rebelo julga justas as reivindicações dos biomédicos, que ainda enfrentam dificuldades para participar de concursos públicos em todas as esferas: “Vocês têm grande responsabilidade social, muito além do que está sendo imaginado e não têm a valorização que merecem. Sem participar de concursos públicos é mais penoso para que profissionais desse porte elevem seu padrão científico e técnico que tem de ser aplicado na saúde do povo brasileiro”, acrescentou.
“Só tenho de cumprimentar a todos pelo esforço individual e coletivo dessa profissão tão importante para o país e para o nosso povo. Parabéns”.
“Ao propormos o Dia Nacional do Biomédico tivemos como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da contribuição desse profissional na construção de um mundo melhor, com a ajuda que ele oferece às pessoas, cuidando de um aspecto muito importante que é a saúde” disse o deputado federal Lobbe Neto, que também criou a data em São Paulo quando era deputado estadual. “Recebemos o apoio da Câmara e agora o projeto está no Senado para apreciação.” Durante a sessão solene o parlamentar fez uma ampla exposição sobre o profissional biomédico, sua atuação diversificada na área de saúde e sua evolução nos 40 anos de existência.
Lobbe Neto diz que muito resta a fazer, citando seu projeto de lei que cria a carreira de oficial biomédico nas Forças Armadas, ainda não julgado por seus colegas de plenário. “É justa a luta da Biomedicina pela consolidação de suas prerrogativas e, tenho certeza, terá justiça nesta casa, vendo assim reconhecidas as suas reivindicações”.
Sobre a sessão solene realizada na Câmara, Lobbe Neto mostrou-se plenamente satisfeito: “Foi muito importante. Vários parlamentares não conheciam os principais aspectos da profissão. Cada líder se preparou. Sem dúvida, foi um avanço. Como biomédicos, já obtivemos muitas conquistas, embora haja muito ainda para realizar.”
Projeto é aprovado e está no Senado
Aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 953/2003, que institui o Dia Nacional do Biomédico, a ser comemorado anualmente no dia 20 de novembro, está no Senado. A iniciativa, de autoria do deputado federal Lobbe Neto (PSDB/SP), foi votada nas comissões de Educação e Cultura e na de Constituição, Justiça e Cidadania. Nesta última, o voto do relator, Custódio Mattos, foi acompanhado pelos membros da CCJC e aprovado por unanimidade em 8 de novembro, 16 dias antes da sessão solene da Câmara que homenageou os profissionais da Biomedicina.
“Queremos agradecer aos deputados das duas comissões, que aprovaram nossa iniciativa e reconheceram a importância de ser valorizado o profissional biomédico, tão presente e fundamental nos sistemas de saúde de todo o país”, afirmou Lobbe Neto.
Biomédicos denunciam discriminação
entro das comemorações do Dia do Biomédico, os profissionais e acadêmicos que participaram da sessão solene na Câmara dos Deputados denunciaram a discriminação que vêm sofrendo por parte do Ministério da Defesa e pediram apoio dos parlamentares no sentido de garantir presença nos concursos públicos para o preenchimento de vagas na área de saúde das Forças Armadas com a criação da carreira de oficial biomédico.
Para resguardar os direitos dos biomédicos, constantemente desrespeitados pelos comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica, os estudantes de Biomedicina ergueram faixas contra a discriminação após a solenidade e em seguida visitaram os parlamentares em seus gabinetes e entregaram um manifesto da categoria.
Embora seja o biomédico legalmente habilitado para atuar em várias atividades devidamente elencadas da área de saúde, o Ministério da Defesa faz restrições à presença desse profissional em concursos.
Os biomédicos aguardam com ansiedade a aprovação do Projeto de Lei nº 3.095/04, de autoria do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), que autoriza o Poder Executivo a criar a carreira de oficial biomédico no âmbito do Ministério da Defesa, para a abertura do mercado profissional.
Há mais de duas décadas os Conselhos Federal e Regionais de Biomedicina defendem a criação da carreira de oficial
biomédico nas Forças Armadas. A luta teve inicio em 1986. Dirigentes da Biomedicina vêm peregrinando por gabinetes ministeriais, sedes de comandos das três Forças, gabinetes de deputados e senadores, da Casa Civil da Presidência da República, da Vice-Presidência da República, da Procuradoria-Geral da República e da presidência do Supremo Tribunal Federal em longa batalha pela conquista de direitos. Nos últimos 15 anos também um sem-número de ofícios foram endereçados às autoridades com o objetivo de alcançar a criação da carreira.
O Ministério da Defesa e os comandos das Forças Armadas, no entanto, mantêm atitudes corporativas e posição radical: julgam ser desnecessária essa providência e consideram que os cargos já existentes no setor de saúde (médicos, farmacêuticos e enfermeiros) atendem às suas necessidades. Com isso, discriminam o profissional biomédico.
Além dos obstáculos encontrados no ambiente das Forças Armadas, os profissionais da Biomedicina também não são incluídos, por desconhecimento ou má fé, em vários concursos públicos da área de saúde nas esferas federal, estadual e municipal, ampliando a discriminação sofrida. O segmento ainda luta por remuneração justa e condizente com a responsabilidade e a qualidade dos serviços prestados em prol da sociedade e de acordo com a legislação vigente.
“Vocês têm grande responsabilidade social, muito além do que está sendo imaginado, sem que recebam o reconhecimento público da sociedade pelo valor de sua contribuição para a saúde do país.”
Aldo Rebelo (PC do B-SP)

“Manifesto meu integral apoio à criação da carreira de oficial biomédico nas Forças Armadas, à participação do profissional nos concursos públicos, ao recebimento de remuneração justa e à inclusão na comissão da Anvisa, repudiando a discriminação sofrida.”
Marcelo Castro (PMDB-PI)

“Ao propormos o Dia Nacional do Biomédico tivemos como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da contribuição desse profissional na construção de um mundo melhor, com a ajuda que ele oferece às pessoas, cuidando de um aspecto muito importante que é a saúde.”
Lobbe Neto (PSDB-SP)

“Como médico, tenho acompanhado a importância da atuação do biomédico para a saúde e defendo o atendimento multiprofissional do cidadão, pois todas as profissões da área querem a saúde das pessoas.”
Francisco Gonçalves (PPS-MG)

“A Biomedicina é uma categoria fundamental pela contribuição que oferece à saúde da população brasileira e não tenho dúvidas de que já conquistou o reconhecimento e admiração da sociedade.”
Roberto Gouveia (PT-SP)

“O biomédico evolui constantemente, acompanha o progresso tecnológico e integra hoje uma carreira das mais procuradas. Ele exige o reconhecimento de suas prerrogativas e suas reivindicações estão à altura do seu desempenho. Trata-se de uma profissão de vanguarda e nobre.”
Fernando de Fabinho (PFL-BA)

“Poucos compreendem a importância do biomédico para a ciência e para saúde humana. Em algum momento de sua vida todo o ser humano depende do desempenho quase anônimo do biomédico.”
Bosco Costa (PSDB-SE)


“A Biomedicina encontrou apoio e respaldo por sua atuação na área de saúde e comemora o seu dia em um momento muito especial: na mesma data do Dia da Consciência Negra, da minha raça.”
Reginaldo Germano (PP-BA)