voltar

A Biomedicina fora
dos grandes centros
Profissional paulista trabalha em Campo Grande
como administrador de hospital.
ormar-se e especializar-se em um grande centro e depois aproveitar novas oportunidades numa capital em desenvolvimento. Esta foi a fórmula seguida pelo biomédico paulista Yuri Ferreira Saba, hoje administrador da Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. “Os Estados fora do eixo Rio-São Paulo têm uma grande demanda de profissionais especializados. E eu considero o biomédico um profissional qualificado”, afirma Saba.
O profissional acredita que o biomédico deve explorar as condições oferecidas nos grandes centros para o aprendizado. “O eixo Rio-São Paulo é um amplo local de aprendizado específico, com grande material didático e humano”, constata. “O biomédico tem de explorar isso porque os demais Estados não têm essas condições.”
A questão, porém, é a saturação do mercado de trabalho. “No eixo Rio-São Paulo, não é apenas para o biomédico que o mercado está escasso”, adverte. Por isso, depois de conseguir uma formação
sólida, uma das possibilidades é procurar oportunidades em outros centros. “Um exemplo é Campo Grande, uma capital em desenvolvimento que já tem necessidade de profissionais especializados”, diz.

Adaptação — Saba confessa que encontrou dificuldades no início de sua experiência em Campo Grande por não conhecer os profissionais nas áreas de Medicina e diagnóstico, mas lembra que a carência de profissionais especializados facilitou sua adaptação. “Centros como Campo Grande estão se desenvolvendo na área de saúde, trazendo novas tecnologias, novos equipamentos, e precisam de profissionais que saibam utilizá-los”, afirma.
No lado pessoal, a troca de um grande centro por uma capital emergente foi totalmente aprovada. “A qualidade de vida é incomparavelmente melhor. Vivo numa cidade arborizada, sem problemas de trânsito ou enchentes”, afirma Saba, que demora cinco minutos para ir de casa ao trabalho.

Experiência pessoal serve de exemplo
Yuri Ferreira Saba utiliza sua experiência pessoal para estimular outros profissionais a procurarem novas oportunidades. Formado pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1991, especializou-se em moléstias contagiosas no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, e seguiu carreira na área de Análises Clínicas. Tornou-se responsável pelo laboratório da Santa Casa de Mogi, depois responsável por um laboratório particular no Guarujá e chegou a trabalhar num centro de medicina diagnóstica.
Nesse ponto da carreira, sentiu a necessidade de se especializar e estudou Administração Hospitalar na Fundação Getúlio Vargas. Foi então que recebeu proposta para se tornar administrador da Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande, cargo que exerce desde fevereiro de 2004. A maternidade é de médio porte, com 140 leitos, mais dez de CTI neonatal, e o biomédico tem 300 funcionários como subordinados. Além disso, dá aulas de graduação em administração hospitalar para o curso de Medicina da Uniderp, de

Campo Grande, e também de pós-graduação na mesma área na Unigran, Universidade da Grande Dourados.
Caminho das pedras — Saba acredita que outros profissionais podem seguir os seus passos. “O biomédico pode trabalhar numa bancada, ser responsável por um setor, mas também pode assumir uma responsabilidade maior”, incentiva.
O biomédico toma como exemplo as reportagens apresentadas freqüentemente na Revista do Biomédico para apoiar sua tese. “A revista dá ênfase ao profissional biomédico em diferentes áreas”, destaca. “O que chama a atenção é que há vários deles assumindo cargos superiores”, constata.
Na opinião de Saba, a formação do biomédico facilita muito o aproveitamento do profissional em postos administrativos, como o que ele exerce. “A formação dá um diferencial importante em relação aos administradores, por causa da visão que o biomédico adquire da área”, explica, lembrando que o hospital é uma das empresas mais complexas que existem.

“Os Estados fora do eixo
Rio-São Paulo têm uma grande demanda de profissionais especializados e o biomédico é um profissional qualificado.”


Yuri Ferreira Saba