voltar

Congresso da SBPC/ML supera expectativas

Profissionais biomédicos tiveram ampla participação e se reuniram no stand da SBBM. Próxima edição será em outubro de 2003, no Rio.

ais de cinco mil pessoas participaram do 36º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, realizado de 4 a 7 de setembro, no ITM Expo, em São Paulo, superando as expectativas dos organizadores. O evento apresentou 80 conferências, 85 mesas-redondas, 22 cursos e 29 workshops, desenvolvidos por cerca de 400 palestrantes do Brasil e de outros países. A exposição técnico-científica reuniu 104 empresas e instituições, mostrando o que há de mais moderno em equipamentos, produtos, serviços e informações sobre o setor de diagnóstico laboratorial.


Marco Antonio Abrahão (CRBM), Gabriel David Hushi, presidente em exercício (Cremesp), Armando Fonseca e Álvaro Martins (SBPC/ML)

“Ao organizar um evento dessa magnitude, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial contribui para a disseminação de conhecimento, para a melhoria da assistência à saúde e se caracteriza como uma autêntica entidade com responsabilidade social. E ter responsabilidade social representa um compromisso, uma forma de prestar contas do seu desempenho”, afirmou o presidente da SBPC/ML, Armando

Fonseca, na solenidade de abertura. “Somos diferentes pessoas e especialidades. Mas apenas olhar essas diferenças é fácil e não leva a nada. Devemos agregar conhecimento. O evento foi planejado para difundir esse conhecimento”, disse o presidente do 36º Congresso, Ulysses de Oliveira.

Biomedicina — Foi ampla a participação de profissionais biomédicos em todas as atividades. O congresso foi prestigiado pelas diretorias do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), Sociedade Brasileira de Biomedicina (SBBM) e Associação Paulista de Biomedicina (APBM). O presidente do CRBM, Marco Antonio Abrahão, foi um dos conferencistas, desenvolvendo o tema “CRBM e a Graduação do Biomédico”, na palestra do dia 5. E o estande da ABBM instalado no recinto da exposição acabou se transformando em ponto de encontro da Biomedicina durante o evento.
A programação começou dois dias antes da abertura oficial, com 15 cursos pré-congresso realizados em hospitais, faculdades e laboratórios. No dia 4 as conferências, cursos e workshops tiveram início nos diversos auditórios. A exposição técnico-científica foi outra atração. As ruas espaçosas entre os estandes facilitavam o fluxo dos visitantes.

Êxito — “A organização do congresso foi excelente. Vi muitos equipamentos que são meu sonho de

consumo”, afirmou a biomédica Miriam Fiorito, de Campinas (SP). “As conferências e mesas-redondas foram bem diversificadas, abrangendo áreas que não eram contempladas, como biologia molecular, citogenética e bioquímica. A feira foi ótima, com muitos equipamentos novos. Os expositores atenderam muito bem”, elogiou a biomédica Patrícia Ferreira, de Recife. “O congresso da SBPC/ML se firmou como o evento mais importante do Brasil nessa área. Os cursos apresentaram nível muito alto. Na feira, vi novidades que não encontrei lá fora”, acrescentou o presidente da Associação Brasileira de Biomedicina, Robson de Moraes. “Ele marcou um novo padrão nos congressos da SBPC/ML que servirá de comparação daqui para a frente com outros eventos”, concluiu o presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Daniel Monteiro. O 37º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica será realizado no Rio de Janeiro, no Riocentro, de 29 de setembro a 2 de outubro de 2003.

Profissionais biomédicos visitam o stand
da Alka no Congresso de Patologia Clínica